Vale da Lua
Distância de Alto Paraíso: 28 km
Distância de São Jorge: 9 km
*estrada de terra 4 kmPeríodo recomendado para visitação:
Ano todoDistância da trilha: 1.5 km (ida e volta)
Nível de Dificuldade: Fácil
Entrada: R$40
Atrativos:
– Vista Panorâmica
– Cânion
– Formação rochosa diferenciada
– Piscinas naturais, hidromassagem e pequenas cachoeiras
– MiranteRecomendado ir com guia local, área com alto risco de acidentes
O Vale da Lua fica a 35 km de Alto Paraíso sentido São Jorge, sendo que 4 km são de estrada de terra. No percurso estará o Jardim de Maytréa, um local com diversos buritis que ficam em área úmida e funciona como caixa d’água de toda a região da Chapada dos Veadeiros. Patrimônio que precisa ser preservado.
Vale da Lua, o solo lunar da Chapada dos Veadeiros
Recebe este nome devido à formação rochosa peculiar que parece a superfície da lua com várias crateras circulares e lisas. É um dos locais mais visitados da Chapada dos Veadeiros por ser um lugar místico. Foram milhões de anos que a natureza esculpiu este monumento, criando curvas perfeitas. No atrativo existem piscinas naturais que mais parece banheiras hidromassagem. Uma verdadeira obra de arte. A distância da trilha até o rio São Miguel, que faz parte do Vale da Lua, é de aproximadamente 650 metros e trilha fácil. A ida é feita em descida, e a volta subindo. No meio do caminho há um mirante com vista para o vale com uma linda cadeia de montanhas.
Piscinas Naturais
No final do percurso, placas indicarão as duas principais piscinas naturais para banho. A primeira é menhor e no período de chuva provavelmente estará submersa e não será possível banhar-se. A piscina mais frequentada é a última, que inclusive tem mais segurança pois há salva-vidas. No período chuvoso é muito perigoso devido ao alto índice de cabeças d’água portanto é necessário estar o tempo inteiro alerta. As piscinas do Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros tem uma água bem fria, sendo que a melhor época onde poderá estar um pouco mais quente seria nos meses de agosto, setembro e outubro, que marca o fim do inverno e ainda há sol durante todo o dia. Na maior parte do ano no período da seca, os poços das piscinas são rasos. Há também uma caverna secreta que parece uma hidromassagem, somente guias ou locais sabem aonde fica.
*Medidas de segurança*
– Em caso de chuva, afaste-se dos cânions e saia da água para evitar cabeças d’água. Os salva vidas estarão lá para avisá-lo, mesmo assim evite locais de perigo.
– Evite transitar beirando o cânion do rio porque essas pedras escorregam muito. Diversos acidentes já ocorreram, inclusive fatais. Placas de perigo estarão por todo o atrativo. Não ultrapasse áreas demarcadas por cordas e respeite as placas de sinalização.
– De forma alguma vá de chinelo, qualquer tropeço pode ser fatal.